Voluntário de Coração - Unisalesiano

PROGRAMA AÇÃO VOLUNTÁRIA UNISALESIANO

A história da presença salesiana em Lins tem início em 1942 e acompanha as diversas etapas de desenvolvimento e atividades desta cidade e da região.

O UNISALESIANO, fundado em princípios éticos, cristãos e da pedagogia salesiana, e em consonância com suas funções de ensino, pesquisa e extensão, e inspirado nos princípios e fins da educação nacional, tem por missão “contribuir na formação ética, cristã e salesiana de cidadãos através da produção e difusão do conhecimento e da cultura”.Esta missão se expressa na seguinte afirmação de Dom Bosco: “Formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.

Atualmente, a Instituição oferece 11 cursos superiores: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Estética Bacharelado, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. São mais de 2.000 alunos de Lins e Região presentes nos diversos cursos do UNISALESIANO.

Programa Ação Voluntária do UNISALESIANO

Objetivo: Propiciar aos acadêmicos do UNISALESIANO a experiência do trabalho voluntário na construção do “bom cristão, honesto cidadão e profissional competente”, consciente do seu papel em contribuir para a comunidade em que está inserido.

Participação: As Instituições que desejarem participar do Programa farão um cadastro com as informações necessárias e informando as atividades que poderão ser desenvolvidas pelos voluntários, que serão acadêmicos regularmente matriculados nos cursos do UNISALESIANO. (Anexo)

O cadastro com as informações e fotos das Instituições será divulgado na página do UNISALESIANO.

O acadêmico participa se inscrevendo no Programa preenchendo a Ficha de Inscrição (Anexo) e indicando a Instituição que gostaria de ser voluntário, diante daquelas cadastradas e apresentadas no site do UNISALESIANO.

A inscrição do acadêmico é apresentada a instituição cadastrada que estabelece a viabilidade do trabalho voluntário aceitando ou não o voluntário. Diante da aceitação, o voluntário assina com a Instituição cedente o “Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário”, em três vias, uma para a Instituição cedente, uma para o UNISALESIANO e uma para o voluntário.

A partir da assinatura do Termo de Adesão, o acadêmico desenvolverá as atividades propostas na Instituição.

Relatório: O acadêmico participante deverá apresentar um relatório mensal com os dias, horários e atividades desenvolvidas, com o aval do responsável da Instituição em que atua como Voluntário.

Benefícios: Os acadêmicos participantes do Programa receberão os seguintes benefícios:

- Declaração de Atividades Complementares, squeze e estojo a partir de 40 horas.

- Certificado “Voluntário de Coração” – A partir de 80 horas.

- Camiseta personalizada do Programa para as atividades voluntárias.

Todos os procedimentos e atividades do Programa serão acompanhados pelo Setor de Serviço Social e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária do UNISALESIANO.

A divulgação do Programa e das Instituições envolvidas será feita com anuência de todos os envolvidos.

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO VOLUNTÁRIO

O Programa Ação Voluntária UNISALESIANO tem como ideal e proposta educativa, contribuir para a formação de cidadãos conscientes e sensibilizados para a realidade social que o cerca.

Procura integrar o processo acadêmico de formação profissional como uma ferramenta de consolidação da missão institucional e para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social de Lins e Região.  

É uma proposta de ações voluntárias e principalmente de promover e fortalecer o voluntariado para as causas de interesse social e comunitário fundamentadas na solidariedade e amor ao próximo que são diretrizes do Sistema Educativo Salesiano.

A Organização das Nações Unidas (ONU) conceitua o voluntário como o “jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos”.  

Objetivo: Propiciar aos acadêmicos do UNISALESIANO a experiência do trabalho voluntário na construção do “bom cristão, honesto cidadão e profissional competente”, consciente do seu papel em contribuir para a comunidade em que está inserido.

É obrigatório garantir a formação ao profissionalismo, para o jovem ser envolvido num processo de educação completa em que, além das competências relativas ao trabalho, aprende os direitos e deveres de cidadania ativa; experimenta comportamentos sociais marcados pela colaboração, pela responsabilidade individual e pela solidariedade; aumenta os próprios conhecimentos culturais; estrutura sua identidade de modo adequado para integrar-se no tecido social e civil. (QUADRO REFERENCIAL – A PASTORAL JUVENIL SALESIANA, 2014, p. 195)

O Voluntário deve observar as seguintes orientações para as atividades:

  1. Zelo pela imagem do UNISALESIANO, pelo cumprimento e observância do seu Regimento;
  2. Respeito à cultura e aos procedimentos das comunidades, instituições e organismos nos quais realiza as ações do Programa Ação Voluntária;
  3. Cumprimento da ação social para a qual se inscreveu, respeitando o calendário, o horário e as orientações do responsável institucional;
  4. Participação nas reuniões de planejamento e oficinas de qualificação ao Programa, no caso dessas serem pré-requisito ao processo de inclusão nas ações das instituições conveniadas;
  5. Informação ao Programa sempre que a instituição na qual desenvolve a sua ação social não esteja cumprindo as condições de trabalho estabelecidas;
  6. Usar trajes condizentes com a atividade e a camiseta oficial do Programa.

IMPORTANTE:

  • As ações realizadas no Projeto Comunitário não precisam, necessariamente, estar vinculadas às atividades específicas da formação profissional do acadêmico.
  • As ações sociais desenvolvidas no Projeto Comunitário não equivalem a estágios acadêmicos e/ou profissionais.
  • Todos os procedimentos e atividades do Programa serão acompanhados pelo Setor de Serviço Social e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária do UNISALESIANO.
  • A divulgação do Programa e das Instituições envolvidas será feita com anuência de todos os envolvidos. ETAPAS:

INSCRIÇÃO

O acadêmico participa se inscrevendo no Programa preenchendo a Ficha de Inscrição de 01 a 26 de Março de 2019, disponível nesse site e no Setor de Serviço Social e indicando a Instituição que gostaria de ser voluntário, diante daquelas cadastradas e apresentadas também nesse site.

ACOLHIDA

O voluntário participará de uma palestra de preparação e orientação ministrada pelos responsáveis do Programa no UniSALESIANO no dia 29 de Agosto às 20h45min no Anfiteatro - Bloco Novo - UniSALESIANO.

SELEÇÃO

O voluntário irá visitar a Instituição escolhida com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido e firmar um compromisso de horário a ser cumprido e atividade a ser desenvolvida (o calendário será disponibilizado durante a Acolhida no dia 27 de Março).

ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO

  • Diante do compromisso firmado com a Instituição cedente, o voluntário assina o “Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário” (Anexo)​, em três vias, uma para a Instituição cedente, uma para o UniSALESIANO e uma para o voluntário.

  • RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    O acadêmico participante deverá apresentar um Relatório mensal (Anexo)​ com os dias, horários e atividades desenvolvidas, com o aval do responsável da Instituição em que atua como Voluntário.

    Além do Relatório Mensal o voluntário será convidado a preencher um formulário de acompanhamento onde poderá manifestar sua opinião e dar as contribuições que achar convenientes.

    BENEFÍCIOS CONCEDIDOS AO VOLUNTÁRIO

    Os acadêmicos participantes do Programa receberão os seguintes benefícios:

                - Declaração de Atividades Complementares a partir de 40 horas, durante um semestre letivo.

                - Certificado “Voluntário de Coração” – A partir de 80 horas.

                - Camiseta personalizada do Programa para as atividades voluntárias.

                - Squeze e estojo a partir de 40 horas

               

    Lins, Março de 2019.

    Lei do Voluntário

    Presidência da República

    Casa Civil

    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    LEI No 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998

    Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou deassistência social, inclusive mutualidade. Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

    Art. 2º O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador devendo constar o objeto e as condições de seu exercício.

    Art. 3º O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.

    Parágrafo único. As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário.

    Art. 3ºA (Revogado pela Lei no 11.692, de 2008)

    Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

    Brasília, 18 de fevereiro de 1998; 177o da Independência e 110º da República.


    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
    Paulo Paiva
    Este texto não substitui o publicado no DOU de 19.2.1998

    Instituições

    Clique sobre a instituição desejada e saiba mais sobre cada instituição parceira do Programa Voluntário de Coração.

    ALC / CREBIM

    Promove o acolhimento institucional, a proteção social especial para adultos com deficiências físicas ou múltiplas visando melhoria para sua autonomia e qualidade de vida.

    APAE

    Promove o desenvolvimento da pessoa com deficiência, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos excepcionais.

    CASA DA CRIANÇA

    Promove o acolhimento e a prevenção à criança e adolescente, oferecendo atividades recreativas, praticas de esportes, aulas de danças, trabalhos manuais, etc.

    ASILO SÃO VICENTE DE PAULO

    Promove o acolhimento, a qualidade de vida e a integração social voltada aos idosos acima de 60 anos com vontade própria de ser abrigado.

    CASA SANTA PAULINA

    Auxilia a gestante em situação de vulnerabilidade, promovendo a prevenção à saúde física, psicológica e social da mãe e do bebê, fortalecendo laços familiares.

    CEMIC

    Promove o acolhimento e a prevenção à criança e o adolescente oferecendo atividades recreativas, pratica de esportes, trabalhos manuais e inclusão do adolescente e adulto no mercado de trabalho.

    CENTRO DE FORMAÇÃO DO MIRIM

    Promove o acolhimento e a prevenção ao adolescente oferecendo atividades recreativas, pratica de esportes e promove a inclusão do adolescente no mercado de trabalho.

    ELS KOOP

    Promove o acolhimento e a prevenção à criança e adolescente oferecendo atividades recreativas, pratica de esportes, aulas de danças, trabalhos manuais, etc.

    FUNDAÇÃO GIL PIMENTEL MOURA

    Promove o acolhimento e a prevenção à criança e adolescente oferecendo atividades recreativas, pratica de esportes, oficina de música, trabalhos manuais, etc

    ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR SANTA CASA DE LINS

    Garante assistência médico-hospitalar humanizada com qualidade, com forte atuação junto ao SUS.

    INSTITUTO MARFRIG

    Oferece atividades recreativas e educacionais complementares ás do período escolar para crianças de 06 a 16 anos sem situação de vulnerabilidade econômica e social.

    Inscrição

    Seviço Social

    • Segunda - Sexta: 12h às 21h30min.
    • Endereço: Rua Dom Bosco,265, Vila Alta, CEP 16400-505, Lins-SP
    • Telefone: (14) 3533-5000 ou (14)3533-6200
    • Email: assisteciasocial@unisalesiano.edu.br

    Baixe o formulário de inscrição






    O formulário deve ser entregue no departamento de Serviço Social