Pastoral



As atividades realizadas são:

- Atendimento espiritual (vocacional, confissões e direção espiritual);

- Retiro para jovens universitários (jornadas, acampamentos, vigílias...);

- Missas Semanais;

- Grupo de Atividades: acólitos, comunicação, canto, etc...;

- Novenas Marianas e celebração de datas litúrgicas;

- Catequese de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma);

- Acompanhamento de casais e preparação ao matrimônio;

- Encontro de formação e confraternização para colaboradores;

- Grupos de Reflexão (Estudo da Palavra, Círculo Bíblico), de Oração (Amadurecimento da Espiritualidade, lectio divina, adoração ao Santíssimo Sacramento), Compromisso (Ação Evangelizadora);

- Projetos de trabalho voluntário.

A Pastoral Universitária do UniSALESIANO está ligada diretamente ao Reitor que a acompanha e promove junto com a comunidade salesiana de Lins, com os pró-reitores, com os coordenadores de curso e de departamentos administrativos, com os professores, com a equipe de pastoral e com os acadêmicos. A Pastoral Universitária podemos defini-la como “diálogo entre fé, cultura, ciência e vida” , sendo o setor responsável pela animação da pastoral em cada IUS. É um espaço formado por universitários e docentes que buscam compartilhar a fé e refletir, à luz do evangelho, a sua vida. Ela “oferece aos membros da própria comunidade a ocasião de coordenar o estudo acadêmico e as atividades para-acadêmicas com os princípios religiosos e morais, integrando assim a vida com a fé. Ela concretiza a missão da Igreja na Universidade e faz parte integrante da sua atividade e da sua estrutura” (Ex Corde 38). É um exercício constante de testemunho da força do Evangelho na vida acadêmica, tornando Jesus Cristo conhecido e amado, de modo que a ação pastoral renda possível através da escuta, através da oração, através da imitação, hoje, o diálogo entre Deus e o homem.

A Pastoral dinamiza uma série de processos e atividades que têm por objetivo vivenciar os valores, a cultura e a identidade cristãos e salesianos. É uma dimensão estratégica do Centro Universitário Salesiano que dá significatividade e identidade a todas às ações, planejamentos, atividades acadêmicas e gestão do UniSALESIANO, perpassando todas as dimensões da Instituição, conferindo-lhe idoneidade ao seu caráter confessional e diferencial institucional no ensino, pesquisa e extensão. Nesse processo, entre os aspectos primordiais ressaltam-se o Sistema Preventivo e o espírito salesiano, que definem nossa cultura organizacional, a espiritualidade salesiana e a identidade católica.

A pastoral, nessa perspectiva, atua em todos os seguimentos do Centro Universitário, com o propósito de proporcionar uma rica experiência de fé e vida à comunidade acadêmica, particularmente aos jovens universitários. Não é a PU a única responsável pela realização da ação evangelizadora, mas a responsável por manter a chama evangelizadora sempre acesa na vida das pessoas e nos diversos ambientes. Trata-se da força propulsora e de centro de sistematização de ideias, que devem ser geradas de forma participativa, sendo depois assumidas e executadas por todos.

Assim a pastoral procura iluminar as três funções básicas da universidade, colaborando com uma melhor performance em sua missão e em sua qualidade. Contribui com o ensino, adotando uma visão de mundo e da pessoa humana de acordo com os princípios do humanismo cristão. Contribui com a pesquisa, estimulando o respeito aos princípios e critérios éticos condizentes com a moral cristã. Contribui com a extensão, cultivando os valores da sensibilidade comunitária, da partilha e do conhecimento da promoção social .


JULIATTO CLEMENTE IVO. Um jeito próprio de evangelizar. A pastoral na PUCPR. Curitiba: Champagnat 2008, p. 45.
Cf. JULIATTO CLEMENTE IVO. Um jeito próprio de evangelizar. A pastoral na PUCPR. Curitiba: Champagnat 2008, p. 87-88.