Clínica Escola - Serviço de Pedagogia do Unisalesiano
O Atendimento Pedagógico

1. Diagnóstico Geral - A criança encaminhada pela escola ou trazida pelo pai passará por uma entrevista com a equipe do curso de psicologia que a partir desta entrevista encaminhará para: acompanhamento clinico ou acompanhamento pedagógico.

2. Diagnóstico da aprendizagem - Esta etapa procura conhecer a criança na sua especificidade e singularidade para identificar como ela faz para aprender e quais as dificuldades que ela encontra para que alcance tal objetivo. Nesta etapa será realizada uma entrevista com os pais para que os mesmos saibam o que vai acontecer e será apresentado aos pais ou responsáveis formas de acompanhamento e participação dos mesmos na vida escolar da criança.

3. Acompanhamento - Inicio de uma sequência didática a partir dos diagnósticos realizados na primeira e segunda etapas, com intervenções baseadas nos dados colhidos e observados. Durante todo o atendimento pedagógico a criança estará em processo avaliativo, pois a cada momento sempre é apresentado um sujeito agindo e aprendendo. O Pedagogo será o mediador no processo ensino aprendizagem abrindo espaço para que a criança possa criar e questionar, para que ela possa reencontrar o prazer de aprender.


Objetivo:
Proporcionar vivencia didática lúdica do ato de produzir conhecimento respeitando o ritmo da criança, oportunizando aos acadêmicos, do Curso de Pedagogia, o aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem através de atendimento direto, grupos de estudos, leituras, discussões, análises de casos e entrevistas.

Público Alvo:
Crianças e jovens que moram ou estudam na cidade de Lins encaminhados pelas escolas da cidade.

Horário de atendimento:
Toda quarta-feira, e os horários serão agendados com os responsáveis pelas crianças.
Os encontros acontecerão nos seguintes horários:
Das 19h10min às 20h.
Das 20h às 20h50min.

Os atendimentos das crianças acontecerão no Laboratório Pedagógico, por pedagogas-estagiárias e o acompanhamento será supervisionado pela professora Dra. Elaine Cristina Moreira da Silva, supervisora de estágio.

O atendimento aos pais acontecerá na sala de orientação Pedagógica, espaço especialmente destinado a receber os pais onde os mesmos terão encontros com a supervisora de estágio e com os graduandos do curso de Pedagogia enquanto esperam seus filhos, nestes encontros os pais receberão orientação sobre suas dúvidas e participarão de palestras, oficinas e workshop, atividades especialmente preparadas para orientar os mesmos.