80 anos de presença Salesiana em Lins

Postado em: 15/05/2019


Salesianos de Dom Bosco estão comemorando 80 anos da chegada dos primeiros filhos de Dom Bosco à cidade de Lins – SP. Comemorando a data festiva, no dia 23 de maio no UniSALESIANO, haverá celebração Mariana às 20 horas, com a procissão e encenação da presença de Nossa Senhora na vida de Dom Bosco e solene coração da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

Dom Henrique Cesar Fernandes Mourão, SDB, Bispo Diocesano de Cafelândia, no dia 24 de maio de 1939, com decreto de criação, ergueu a Paróquia São João Bosco em Lins, desmembrada da paróquia de Santo Antônio. Como primeiro pároco Salesiano foi nomeado Padre José Luiz Zeverino. Em 18 de janeiro de 1942, o então Colégio Diocesano é assumido pelos Salesianos e em 1972 iniciam as Faculdades de Ciências Administrativas e Contábeis FACAC e a Faculdade de Educação Física de Lins FEFIL. Mais tarde os Salesianos chegam à cidade de Araçatuba – SP e em 1949 fundam o Colégio Salesiano Dom Lasagna. Criam em 1974 o seu primeiro curso superior, a Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais da Alta Noroeste.  Em 2005 mais um sonho se realiza com a fundação do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO. Este ecossistema educativo fundado em princípios éticos, cristãos e da pedagogia Salesiana, expressa a seguinte afirmação de Dom Bosco: “Formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.

No UniSALESIANO de Lins existe 13 cursos superiores: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Estética, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.  Comemorando esta data significativa, neste mês Mariano, estaremos agradecendo a Deus e a Nossa Senhora porque eles nos deram Dom Bosco e seus filhos espirituais, os Salesianos, que cuidam da juventude linense e da região.

Dom Bosco ontem, Salesianos hoje e a juventude sempre! Amém

Autor: Pe. Waldomiro Bronakowski - Pró-reitor de Pastoral