Pedagogia

Período: Noturno


• Informações Básicas

Coordenador:

Profª. Dra. Elaine Cristina Moreira da Silva
pedagogia@unisalesiano.edu.br


Titulação:

Licenciado em Pedagogia

Duração:

4 anos

Número de Vagas:

60 vagas

Carga Horária Total:

3860 horas

Horário das Aulas:

19h15min às 22h55min

Mensalidade:

R$ 716,00 1º semestre do curso em 2019 (20 créditos)

• Descrição

Ter vocação para ensinar e interesse pela formação das pessoas é essencial para quem pretende ser um pedagogo. O curso de Pedagogia do UNISALESIANO habilita o acadêmico a refletir sobre a metodologia do ensino, a preparar e ministrar aulas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, a administrar escolas, a coordenar turnos e equipes, entre outras atividades no âmbito da Educação. O profissional pode atuar também fora de escolas, em empresas, organizações não-governamentais e hospitais, entre outros. Nas escolas, o professor prepara aulas, elabora e corrige provas, faz relatórios sobre o desempenho dos alunos e planeja atividades ao longo de todo o ano. Nos primeiros anos do curso, os alunos aprendem disciplinas introdutórias como história da educação, metodologia e sociologia da educação. Nos anos seguintes, há matérias que ensinam prática de aulas em diversas áreas. Há também disciplinas como gestão, políticas educacionais, fundamentos de inclusão social, psicologia com ênfase em treinamento e seleção, primeiros socorros, etc. Um diferencial na formação do pedagogo do UNISALESIANO é a prática profissional, com uma variedade de estágios e participação na Clínica-Escola Pedagógica. Pedagogia é um dos cursos superiores de licenciatura que mais formam profissionais no país.
 
 
Objetivos:
O Curso de Pedagogia tem como objetivo : “Formar o profissional para atuar na gestão do trabalho educacional., na docência das matérias pedagógicas da educação básica”, e preparar o profissional que seja capazes de: • Identificar a importância do planejamento em seus diferentes níveis operacionais; • Analisar a educação brasileira e regional procurando alternativas para o encaminhamento e solução dos seus problemas educacionais. • Usar os mecanismos da pedagogia com lucidez e senso crítico percebendo que um método é um direcionamento, uma via que conduz a um rumo específico, a um caminho que ser construído durante o caminhar. • Explorar e desenvolver continuamente o pensar crítico. • Estar receptivo e, se necessário, modificar sua práxis de forma consciente e criativa.

 

Informações Adicionais:
O profissional habilitado na área de Pedagogia terá um campo de atuação amplo: magistério nas séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil; na área de gestão em instituições educacionais de diferentes níveis e modalidades de ensino; na área empresarial e em empresas públicas e privadas nos setores ligados às atividades de capacitação, desenvolvimento e avaliação de pessoal; na área editorial, em editoras e centros de produção de material didático.