Fisioterapia

Período: Noturno


• Informações Básicas

Coordenador:

Profa. Ma. Gislaine Ogata Komatsu
fisioterapia@unisalesiano.edu.br


Titulação:

Fisioterapeuta

Duração:

5 anos

Número de Vagas:

60 vagas

Carga Horária Total:

4800 horas

Horário das Aulas:

19h15min às 22h55min

Mensalidade:

R$ 1036,00 1º semestre do curso em 2019 (20 créditos)

• Descrição

A Fisioterapia ocupa lugar de destaque entre as inúmeras profissões da área de saúde. A profissão ganhou espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas particulares e, principalmente, em hospitais. O fisioterapeuta adquiriu grande relevância, tornando-se presença obrigatória no atendimento hospitalar, em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas e também nos serviços de urgência e de terapia intensiva, minimizando as complicações decorrentes dos longos períodos de internação. O fisioterapeuta trabalha na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes. Os profissionais são solicitados para atuar nas áreas de ginecologia e obstetrícia, dermatologia funcional, estética e geriatria. O UNISALESIANO oferece o curso de Fisioterapia no período noturno, com carga horária dividida em matérias pré-profissionalizantes, profissionalizantes e estágios supervisionados. O curso ainda conta com um Centro de Reabilitação Física (clínica-escola) totalmente aparelhado, que atende 250 pacientes/dia. Nos primeiros semestres, os alunos estudam disciplinas básicas como anatomia, bioquímica, biologia, fisiologia, psicologia, entre outras. No ciclo profissional, são apresentadas matérias como cinesiologia e biomecânica, fisioterapia preventiva e fisioterapia aplicada a diversas áreas, como a cardiovascular, a pediatria e a ortopedia.

 

O projeto pedagógico do curso fundamenta-se na formação de fisioterapeutas com formação cristã, humanista, generalista, crítica e reflexiva, visando o exercício da cidadania e ao bem comum, capacitado a ativar com honestidade e competência em todos os níveis de atenção à saúde. Tem como objetivo de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão, quer nas alterações patológicas ou cinético-funcionais. Criado em 1980, o curso de Fisioterapia das Faculdades Salesianas de Lins-SP vem se destacando dentro do cenário dos cursos como sendo um dos melhores, principalmente pela relevância de seu curriculum, e excelência principalmente de seus estágios e carga horária exigida, e ainda reforçada pela qualidade dos cursos de especialização nas áreas de ortopedia, cardiorrespiratória e neurologia.

 

Informações Adicionais:

Onde o profissional pode atuar: Dermatologia - Aplicar recursos terapêuticos manuais, recursos eletroterapêuticos com o objetivo de reduzir lesões e acelerar a cicatrização da pele e seus anexos, queimaduras e incisões cirúrgicas. Fisioterapia esportiva - Reabilitar atletas lesados, utilizando também recursos eletroterapêuticos bem como os exercícios, além do trabalho preventivo e profilático. Fisioterapia do trabalho - Prevenir e tratar doenças ocupacionais relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas pelo esforço repetitivo, através de exercícios e reeducação postural. Grupos especiais - Tratar e auxiliar idosos prevenindo possíveis deformidades ósseas, musculares e ligamentares, do tipo reumatológico, cardiorrespiratórias, além de melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Neurologia - Auxiliar no tratamento de sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVC), traumatismos raquimedulares, entre outros problemas; estimulando através de técnicas manipulativas e exercícios os músculos e outras estruturas corporais de pacientes com limitações de movimentos, como deficientes físicos e lesados medulares (paraplégicos e tetraplégicos). Ortopedia- Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo. As atividades dos fisioterapeutas ainda incluem: desenvolver a capacidade física e motora de bebês e crianças com problemas neurológicos; evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e fazer treinamento para o parto; tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural global (RPG); e todas as áreas ainda existe o atendimento e os cuidados com crianças e adolescentes, que são criados para cada setor recebendo atendimento apropriado a idade. Existe ainda o trabalho da hidroterapia que visa atender todos os segmentos da Fisioterapia conforme o tipo de patologia que o paciente apresenta.