Biblioteca - Regulamento

A biblioteca presta serviços aos alunos, professores e colaboradores do Unisalesiano. Para o público externo é oferecido o Serviço de Consultas Locais.

Da inscrição:

Para utilização dos serviços oferecidos pela biblioteca, é necessário ser aluno regularmente matriculado nos cursos da instituição ou pertencer ao quadro de docentes ou colaboradores deste Campus. O cadastro é pessoal e intransferível. Empréstimos e renovações devem ser feitos pelo próprio leitor solicitante.

Serão de responsabilidade do leitor os empréstimos repassados a terceiros, bem como quaisquer atrasos e multas geradas. Alterações de endereço e/ou telefone deverão ser  comunicados à biblioteca.

Do empréstimo:

Leitores em geral: até 05 publicações, durante 07 dias.

Professores: até 05 publicações, durante 15 dias.

Alunos do último ano: até 05 publicações, durante 10 dias.
Os prazos de emprés timo poderão ser alterados (reduzidos ou aumentados em função da demanda das obras)
* Dicionários, enciclopédias, periódicos e material multimídia, serão disponibilizados somente para uso local ou nas dependências do Unisalesiano.

Da renovação :

A renovação poderá ser feita quando não houver solicitação da obra, podendo ser presencial ou através da Internet.

Presencial: Feita na Biblioteca, mediante apresentação da obra a ser renovada.

On-line: A renovação on-line poderá ser feita apenas uma vez. A próxima renovação, deverá ser presencial. A renovação só poderá ser feita, na data exata prevista para devolução, e até as 23h daquele dia. Caso tente fazê-lo antes ou depois, aparecerá a mensagem, que não há empréstimos a renovar. Se você se enquadra nas condições de renovação, aparecerá o botão: renovar . Clique sobre ele. Quando efetuada com sucesso, aparecerá a palavra: renovado em verde e o protocolo de renovação . Anote-o para quaisquer dúvidas. Ele é o seu comprovante. Caso não seja a data exata da devolução (ou antes da data prevista ou depois), aparecerá a mensagem: Você não possui empréstimos para efetivar uma renovação! Fique atento às mensagens da tela A próxima devolução será calculada pelo prazo idêntico ao primeiro empréstimo. Importante: o Sistema reúne todas as renovações ocorridas naquele dia e às 23h, traz estas renovações para o Sistema da Biblioteca. Portanto se sua renovação foi feita hoje, só será efetivada para a Biblioteca no próximo dia. Se a obra estiver com reservas, não será possível renova-la. Ao tentar a renovação, aparecerá em vermelho a palavra: RESERVADO. Neste caso, você deve proceder a devolução o mais breve possível. Portanto, é recomendado não deixar para fazer a renovação no último horário (23h), pois haverá o risco da obra estar reservada, e se não devolvida na data, vai gerar uma multa, se devolvida no dia seguinte.

Da reserva:

O leitor poderá reservar as obras que estiverem emprestadas, ficando à disposição do mesmo 01 dia, após a devolução. Findo este prazo, a reserva ficará à disposição do próximo solicitante. As reservas devem ser feitas na própria biblioteca através dos terminais de pesquisa.

Da penalidade:

A não devolução do material na data prevista, resulta em multa diária por volume, devendo ser paga na Tesouraria. Consideram-se dias corridos, sábado, domingo e feriados ainda que previsto recesso no calendário escolar.

As datas agendadas deverão ser rigorosamente observadas.

* É condição para renovação da matrícula estar em dia com os compromissos

assumidos na Biblioteca.

Da responsabilidade:

O leitor é responsável pelo uso adequado dos materiais retirados para consulta ou empréstimo. Qualquer irregularidade observada na obra emprestada deve ser comunicada à biblioteca. Em caso de perda ou dano do material bibliográfico, o leitor deverá repor o mesmo. Não sendo possível a localização do respectivo material, a reposição será feita por título similar indicado pela biblioteca.

Do comportamento:

Para manter a adequada utilização do espaço físico da biblioteca, não será permitida a entrada com bolsa, sacola, mochila e capacete (temos guarda-volumes para este fim); consumir ou portar alimentos, fumar, falar em voz alta e uso de telefone celular.

Acesso pela Internet
Para consultas on-line, utilize o site: www.unisalesiano.edu.br.